Horário de Funcionamento: 08h00 - 19h00 (segunda a sexta) e 08h00 - 13h00 (sábado)

Velas

Velas de ignição: o que são e para que servem?

A vela é o elemento responsável por misturar o combustível com o ar através de uma faísca. Existem velas de ignição e velas de incandescência. Tendo ambas a mesma função num automóvel – ajudar no arranque do motor – as velas de ignição são relativas aos motores a gasolina enquanto que as de incandescência são para os motores a diesel.

Existem vários tipos de velas para cada necessidade específica. Desde velas de cobre, que são as mais comuns e mais eficazes na condução de energia elétrica, às velas em platina e irídio, que apresentam a vantagem da durabilidade. Como apresentam menor condutividade, duram muito mais tempo que as de cobre, sendo esse decréscimo de condução elétrica compensado pela adição de um eletrodo central.

Velas de ignição: quando substituir?

Quando se aborda a questão de trocar as velas, quer sejam de ignição ou de incandescência, os número poderão sempre variar consoante o bom ou mau uso que se dá a estes componentes. Os manuais técnicos de cada automóvel, geralmente, trazem algumas indicações sobre os períodos recomendados de troca das suas velas.

No caso dos motores a gasolina e das respetivas velas de ignição, a troca deverá ser feita a cada 60.000 quilómetros percorridos, sendo que aos 40.000 poderão começar a surgir sintomas de falhas nestes elementos.

Já no caso dos motores diesel e das suas velas de incandescência, os números tendem a subir para os 120.000 quilómetros.

Nota: Uma vez que uma vela apresente um defeito que implique a substituição, terá de fazer a alteração de todas de uma só vez, não podendo trocar apenas a afetada.

Velas de ignição: sinais de desgaste

Embora as velas tenham um tempo estimado de vida útil, existem alguns sinais que evidenciam que estará na hora de proceder à sua substituição.

  • Falhas no motor de arranque;
  • Vibração do motor acentuada;
  • Alteração nos gases de escape;
  • Perda de tração e/ou potência; 
  • Aumento notório dos consumos de combustível.

É importante antecipar o desgaste das velas de ignição do seu carro?

Velas em más condições podem trazer alguns problemas como a perda de rendimento no motor e consequente subida dos consumos, podendo ainda afetar componentes como o catalisador e sensor de oxigénio. Para além disso, podem derivar problemas no arranque do veículo, como a libertação de alguns fumos na saída de escape, principalmente se este for feito a frio. Transtornos como estes podem ser evitados com uma revisão frequente – todos os anos ou a cada 10.000 quilómetros.

Na Pneus dos Prazeres, sugerimos que se informe junto do nosso centro especializado para tomar a melhor decisão. Contacte-nos!

Cada vela de ignição é específica para cada tipo de motor e, assim sendo, é fundamental que faça a escolha certa para evitar problemas futuros.

Na Pneus dos Prazeres, estamos disponíveis para o ajudar com esta ou qualquer outra questão que tenha.

Realizamos o diagnóstico necessário à condição das velas do motor do seu automóvel e, caso necessário, trocamos estas componentes por novas prontas para auxiliar o motor do seu carro a arrancar todos os dias!

A Confiança em nós é a sua Segurança.
Faça uma marcação através do nosso website e receba 10% desconto em mão de obra.

Recolha e entrega gratuita da viatura, em: Almada, Cascais, Lisboa, Loures, Oeiras e Sintra.

Pesquisa de Pneus

Encontre o pneu correto para a sua viatura