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Discos e Pastilhas de Travões

Travão: qual a sua importância?

Os travões são componentes essenciais para uma condução segura e ativa. A manutenção regular dos travões assume um papel predominante em qualquer revisão automóvel. Descubra 4 sinais de desgaste do seu sistema de travagem.

Dentro do sistema de travagem, a Pneus dos Prazeres encarrega-se de assegurar a manutenção dos seus discos e pastilhas.

A nossa oficina está pronta para fazer um diagnóstico ao estado dos seus travões e, se necessário, proceder à substituição dos discos e das pastilhas.

Quando trocar?

A manutenção e verificação do sistema de travagem devem ser efectuadas com regularidade, preferencialmente a cada 20.000 km, de forma a evitar a sua deterioração precoce.

A substituição das pastilhas deve ser feita de forma regular e não apenas quando estão demasiado degradadas, devendo ser acompanhada pela substituição dos discos. A duração normal dos discos é de aproximadamente 70.000 km.

Tipos de discos

Existem vários tipos de travões disponíveis para o mercado de acordo com as necessidades de cada carro e cada cliente.

Os discos de travões, uma componente fundamental no sistema de travagem, podem ser divididos por várias secções, nomeadamente:

  • Tipo de material
    • Ferro fundido – tipo de material mais comum no mercado por apresentar custos de produção mais económicos e, em simultâneo, boa capacidade de condução de calor.
    • Cerâmica/carbono – desenhados para a utilização em carros de competição ou de gama muito elevada como Porsche ou Ferrari, por exemplo.
  • Ventilação
    • Ventilado – o design ventilado surge com dois discos posicionados de forma paralela, o que auxilia na ventilação e dissipação de calor, sendo indicados para carros mais pesados.
  • Perfuração
    • Lisos – indicados para a utilização na maioria dos carros ligeiros, uma vez que são mais leves e mais baratos. Como são lisos, apresentam uma superfície de contacto maior com as pastilhas, o que aumenta a capacidade de travagem, mas diminui a resistência em travagens mais longas, uma vez que não ocorre dissipação de calor.
    • Perfurado – permite uma maior capacidade de refrigeração e de dissipação de calor. Indicados para carros desportivos.
    • Ranhurado – recomendado para utilizações extremas, como competição ou testes em pista.

Tipos de pastilhas

As pastilhas de travão, por norma, dividem-se nos seguintes tipos:

  • Semi-metálicas – reconhecidas pela capacidade para dissipar calor de forma eficiente. A maior desvantagem acaba por ser a rapidez com que desgasta o disco do travão;
  • Aço de baixo teor – são mais caras que as pastilhas semi-metálicas, apresentando uma maior capacidade de travagem e condutividade de calor;
  • Orgânicas – não aconselhável para os condutores agressivos, uma vez que se desgastam mais rapidamente do que as outras, embora sejam mais silenciosas e suaves;
  • Cerâmicas – assim como os discos, a cerâmica é o tipo de material indicado para conduções agressivas e radicais, apresentando o contra de serem substancialmente mais caras que os outros modelos concorrentes.

Sinais de desgaste

  • Falta de precisão na travagem: o aumento da distância de travagem pode ser um indicador que precisa de estar atento aos seus discos e pastilhas do travão;
  • Luz dos travões acesa no painel de instrumentos: pode ser um sinal de troca dos discos ou outro problema no sistema de travagem;
  • Sensibilidade alterada do pedal: se o pedal se apresenta demasiado leve pode querer dizer que os discos estão a precisar de ser substituídos. Por outro lado, caso a sensação de travagem surja com menos força no pedal, pode significar uma corrosão no sistema ou o próprio desalinhamento do mesmo;
  • Vibração do pedal no momento da travagem: se ao carregar no pedal do travão sente uma vibração, pode ser o resultado de uma peça solta/folga no sistema, ou dos próprios discos e pastilhas gastos.

Não deve proceder à troca destes elementos de forma autónoma a menos que possua as capacidades técnicas para o fazer. Recomendamos que se dirija a um ponto de referência como a nossa oficina onde encontrará profissionais dedicados e experientes prontos para o auxiliar num dos processos de manutenção automóvel mais importantes.

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