Horário de Funcionamento: 08h00 - 19h00 (segunda a sexta) e 08h00 - 13h00 (sábado)

Enchimento de Azoto/Nitrogénio

Azoto nos pneus: Porquê?

Por norma, o interior dos pneus é constituído por azoto, oxigénio e vapor de água. O oxigénio e o vapor de água têm a desvantagem de sofrerem variações de pressão com variações exteriores de temperatura, o que por sua vez acaba por influenciar negativamente a segurança da condução, os consumos de combustível e a duração dos pneus.

O azoto ou nitrogénio, é um gás inerte que é conhecido por não integrar água e oxigénio (contém apenas quantidades residuais quando comparado com o ar “tradicional”). Como não tem estas componentes, acaba por se manter um nível de pressão estável independentemente das variações de temperatura, tornando-se uma mais valia para os condutores e todas as componentes do automóvel. O azoto é denominado também por “ar seco” uma vez que é apenas azoto sem água e oxigénio e que a nossa atmosfera é constituída em 70% por azoto.

O enchimento de azoto ou nitrogénio nos pneus dos automóveis é uma prática recorrente e recomendada por vários fabricantes.

Vantagens do azoto nos pneus

No fundo, as vantagens de aplicar este gás no interior dos seus pneus são:

  • Consumos menores

Sem variações de pressão nos pneus, os consumos e as emissões de CO2 irão naturalmente ser mais reduzidas;

  • Maior longevidade dos pneus

Com o azoto, os pneus geram menos calor e, por sua vez, atingem temperaturas menores o que faz com que se mantenham em bom estado por um maior período de tempo. Com a ausência de oxigénio e vapor de água, reduzem-se também as possibilidades de corrosão das peças;

  • Mais segurança

Com a estabilidade de pressão nos pneus, o comportamento do carro mantém-se regular durante mais tempo, até em circunstâncias de condução mais difíceis. Para além disso, a redução de pressão é constante às 4 rodas, promovendo da mesma forma o equilíbrio do carro.

Como é notório, a redução de emissões de CO2 com a utilização de azoto nos pneus acaba por tornar a sua condução mais limpa e ecológica, para além de ser mais segura.

Apesar de apresentar várias vantagens de durabilidade, a utilização deste gás exige a manutenção e verificação frequentes.

Desvantagens do azoto nos pneus

Por outro lado, é importante ter em conta que não deve misturar ar comprimido “tradicional” com azoto. Se optar por colocar azoto no interior dos seus pneus, apenas deve recorrer ao enchimento com ar normal se se tratar de uma emergência e, mesmo nesses casos, deve deslocar-se rapidamente a um centro especializado para retirar todo o ar do pneu e, consequentemente, adicionar exclusivamente azoto.

É importante realçar também que rodas com tamanho superior a 18, poderão implicar um custo superior. Peça o seu orçamento para evitar surpresas na hora de pagamento.

Seja qual for a sua necessidade, ou opção relativamente ao enchimento dos seus pneus, pode sempre contar com a Pneus dos Prazeres para o ajudar. Para além de mecânicos, somos uma equipa de confiança que lhe dará os melhores conselhos para que não tenha de se preocupar com a sua segurança e com a boa performance do seu automóvel.

A Confiança em nós é a sua Segurança.
Faça uma marcação através do nosso website e receba 10% desconto em mão de obra.

Recolha e entrega gratuita da viatura, em: Almada, Cascais, Lisboa, Loures, Oeiras e Sintra.

Pesquisa de Pneus

Encontre o pneu correto para a sua viatura