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Kit Embraiagem

Kit Embraiagem: o nosso serviço de substituição e reparação

O nosso serviço inclui, não só a substituição do kit de embraiagem, como também a substituição ou reparação de uma das peças, em específico: disco de embraiagem, prato de pressão ou rolamento de encosto. Para além disso, se necessário, procedemos também à afinação do seu sistema de embraiagem.

Embraiagem: o que é e para que serve?

A embraiagem é um mecanismo que faz a intermediação entre o motor e a caixa de velocidades do carro, sendo o órgão que permite mudar a velocidade do mesmo.

O kit de embraiagem, como dito anteriormente, é constituído por:

  • Um disco de embraiagem – normalmente feito em aço revestido por um material para gerar atrito;
  • Um prato de pressão – responsável por fazer pressão entre o disco e o volante do motor, para manter o contacto entre as duas componentes;
  • Um rolamento de encosto – que transforma a força sobre o pedal da embraiagem na pressão necessária para a mudança de velocidade.

Fole de transmissão: para que serve?

O fole de transmissão é uma parte importante do kit de embraiagem. Trata-se de um dispositivo de borracha flexível e hermético, que está situado na carcaça da transmissão e ajuda a transmitir a força do motor para o disco da embraiagem.

Os foles de transmissão são muitas vezes esquecidos quando se trata da manutenção de um veículo, mas são uma parte essencial do kit de embraiagem. Estes ajudam a transmitir a força do motor para a placa da embraiagem e também fornecem amortecimento adicional para ambas as partes. Os foles de transmissão podem ser feitos de borracha ou fibra de vidro, dependendo do tipo de material que seu carro exige.

Rolamentos: o que são?

Os rolamentos são peça-chave no kit de embraiagem do carro. Usados em diferentes tipos de meios de transporte – desde carros, a bicicletas e até skates – os rolamentos são responsáveis pela redução do atrito entre duas superfícies que se movem uma contra a outra.

A função do rolamento de desengate da embraiagem é pressionar o mecanismo da embraiagem. Isto irá permitir que o disco da embraiagem – que faz o contacto entre o volante do motor e a caixa de velocidades – cesse esse contacto e, portanto, desengate a embraiagem.

Para o bom funcionamento do seu veículo, é importante efetuar a inspeção e manutenção regular dos rolamentos do seu automóvel.

Kit Embraiagem: quando substituir?

Por norma, o kit de embraiagem tem uma longevidade diferente para os carros a gasolina e a gasóleo. Nos carros a gasolina deverá fazer a substituição a cada 100.000 quilómetros, enquanto que, se possuir um carro a diesel, poderá estender o prazo para os 150.000 quilómetros. Estes períodos poderão diferir de acordo com o seu estilo de condução e é por isso que deverá ter em conta as boas práticas de condução, de forma a aumentar a longevidade da sua embraiagem.

Kit Embraiagem: boas práticas

Existem algumas práticas que pode realizar no seu dia-a-dia e que vão fazer com que o tempo útil da sua embraiagem seja maior, nomeadamente:

  • Pisar sempre o pedal até ao fundo;
  • Usar o pedal de embraiagem de forma suave;
  • Arrancar sempre em primeira velocidade;
  • Nunca acelerar (pisar o pedal do acelerador) durante o processo de mudança da velocidade;
  • Evitar manter o carro imóvel com o ponto de embraiagem;
  • Não usar o pedal como descanso.

 

Kit Embraiagem: principais problemas

Existem alguns sintomas que indicam que está na hora de proceder à substituição da sua embraiagem, nomeadamente:

  • Pedal da embraiagem com folga – se existir algum desnível, estando mais abaixo do que o esperado, este poderá ser um sinal de desgaste da embraiagem;
  • Instabilidade do veículo – principalmente quando acelera, se sentir que o carro treme demasiado, poderá ser um problema relacionado com o desgaste do disco de embraiagem;
  • Pedal duro – se o pedal estiver mais duro do que o habitual poderá, da mesma forma, ser um problema de algum componente da embraiagem;
  • Ruídos – normalmente quando há ruídos, não é bom sinal. Se sentir ruídos em situações exigentes para a embraiagem, como nas subidas ou nas mudanças de velocidade, deverá pensar em verificar o seu sistema;
  • Cheiro a queimado – com o desgaste das componentes, a fricção existente nas mudanças de velocidade poderá originar um cheiro a queimado, dadas as altas temperaturas que se aplicam no interior do carro.

 

Se já excedeu os quilómetros recomendados com a mesma embraiagem ou se, por outro lado, se consegue rever em algum dos problemas supracitados, recomendamos que entre em contacto connosco ou que nos visite em uma das nossas oficinas. Temos uma equipa de profissionais prontos para o ajudar no diagnóstico e eventual substituição ou reparação do sistema. Peça o seu orçamento!

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