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Limpeza do Circuito de Refrigeração

Circuito de refrigeração do motor: o que é e para que serve?

A combustão do motor faz com que se exerçam temperaturas muito elevadas no interior do sistema. O circuito de refrigeração, que é composto pelo radiador, bomba de água, líquido de refrigeração e termostato, existe para controlar as amplitudes térmicas e manter o sistema a uma temperatura ideal e constante de 90ºC. Os líquidos de refrigeração, sendo uma componente fundamental do mesmo, devem estar sempre em boas condições para uma prevenção eficaz de problemas.

Líquido refrigerante

O líquido refrigerante, comummente designado por anticongelante, pode assumir várias cores:

  • o anticongelante “azul” é o anticongelante mineral à base de Propileno glicol;
  • o anticongelante “amarelo” e “rosa” é um anticongelante orgânico à base de Etilenoglicol – normalmente denominado por G12 devido à normativa de homologação do Grupo Volkswagen.

A única diferença entre o anticongelante orgânico “amarelo” e o “rosa” é mesmo a cor, sendo que o amarelo foi a cor adotada pelas marcas francesas, e o rosa pelas marcas alemãs.

Deve ter em conta que existem vários tipos de líquidos, sendo que os mais concentrados deverão ser misturados com água desmineralizada ou destilada e nunca água mineral.

Quando deve proceder à limpeza do circuito de refrigeração do motor?

As componentes do circuito estão sujeitas a grandes variações de temperatura que, por sua vez, criam desgastes mecânicos e corrosões diversas, gerando muitas vezes fugas no radiador e noutros componentes.

Dado que 28% dos automóveis em circulação possuem um anticongelante inadequado, deve fazer a limpeza ou substituição do circuito de refrigeração pelo menos de 4 em 4 anos, para uma prevenção eficaz de todos os componentes. Muitas vezes, os consumidores misturam líquidos anticongelantes ou água, o que gera ainda mais problemas no sistema.

Contudo, deve verificar os níveis do anticongelante, quando o motor ainda está frio, 1 vez por ano ou a cada 20.000 quilómetros, para se certificar que a manutenção desta componente é feita de forma correta. Nós podemos ajudar. Contacte-nos!

Substituir o líquido de refrigeração do motor em casa: é possível?

A resposta é sim. O processo de troca do líquido de refrigeração não é complexo, porém tem de ter em conta que precisa de um local específico para colocar o líquido antigo.

Existem alguns passos básico que pode e deve seguir:

  • Retirar o líquido refrigerante do depósito

Abra a válvula do radiador e deixe o fluido escoar para um recipiente vazio.

  • Limpeza

Para limpar o circuito, deite água no respetivo depósito de líquido do seu automóvel. Ligue o motor do carro durante alguns minutos. Seguidamente, retire a água do depósito. Repita este processo duas a três vezes, até deixar de ver sujidade na água que sai do circuito. 

  • Aplicar o novo líquido

Deposite o novo líquido refrigerante no depósito tendo em conta as marcas de mínimo e máximo. Tente aproximar o volume depositado à marca de volume máximo.

O processo não parece ser complexo, contudo, recomendamos que caso suspeite de alguma falha no seu circuito de refrigeração do motor do seu carro, entre em contacto connosco ou visite a nossa oficina para um acompanhamento profissional e especializado.

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